Marketing para Hotéis: Os 3 Pilares Mais Essenciais

pilares-marketing

 

Por trabalhar apenas no seguimento de hotelaria, eu tenho visto muitos hoteleiros passando duas dificuldades muito comuns. Portanto quero lhe fazer duas perguntas chaves:

1) Porque é tão difícil aumentar as reservas no período de baixa temporada?

2) Porque é tão complicado ter mais reservas diretas em um período de alta e diminuir a quantidade de comissões pagas para as OTA’s e outros intermediários?

Certamente, se você já está na área hoteleira a algum tempo e administra um hotel ou uma pousada, sabe como é lidar com essa dificuldade. Portanto, hoje eu quero falar como você pode driblar essa questão.

O principal motivo de muitos hoteleiros passarem bastante trabalho na hora de uma ação de marketing no ar é justamente não saber OS 3 PILARES DO MARKETING, e com isso, muitos acabam perdendo tempo, esforço e dinheiro, tentando ações que não funcionam.

Portanto, eu quero mostrar pra você quais são esses pilares…

 

1) Tráfego

Tráfego é quando a gente atrai pessoas em contato com a nossa marca, quando a gente se divulga, mostra para o mundo, mostra para as pessoas que a gente existe e divulga o nosso produto ou o nosso serviço. E pra isso podemos pensar em 3 estratégias:

  1. Posicionamento no Google
  2. Classificação no TripAdvisor
  3. Visibilidade nas redes sociais

É fundamental que você trabalhe estratégias nesses aspectos para começar com o pé direito.

2) Engajamento

Essencial também no marketing para hotéis é justamente o engajamento, porque ninguém vai comprar de você, ninguém vai reservar no seu hotel ou sua pousada, se realmente não tiver engajado com a sua marca.

Então, nessa questão do engajamento existem alguns pontos  que são primordiais que você entenda:

Proximidade com a marca: o que é proximidade? Na hora que a pessoa está pesquisando por um hotel, mesmo que ela te encontre no Google, ela vai pesquisar diversos outros hotéis, e aquele hotel ou pousada que tiverem uma proximidade maior com o cliente e se fizerem ser lembrados, obviamente vão conseguir melhores resultados. Então, é importante trabalhar isso na sua comunicação.

Interesse no seu produto ou serviço: Às vezes a pessoa pesquisa, tem interesse no seu hotel mas deixa para comprar depois, e é aí que você acaba deixando esse interesse cair.

Comunicação personalizada: Muitos hotéis que dão certo, que usam estratégias de marketing da forma correta, fazem uso de email marketing, grupos no WhatsApp e listas de transmissão no WhatsApp. Tudo aquilo que pode personalizar a mensagem e personalizar o marketing ao máximo possível. Nessa parte é fundamental que você pense não só em como atrair pessoas, mas também como engajar ela a sua marca.

É realmente disso que você precisa para que você possa partir para o próximo passo, que é a parte da conversão.

3) Conversão

Ponto muito importante do marketing para hotéis, em que podemos citar três itens:

Facilidade de compra

Qualidade da oferta

Diferenciais em relação a concorrência

Primeiro, se a gente for tratar de facilidade de compra não adianta a pessoa lhe encontrar no Google, se engajar com a sua marca, se na hora de comprar do seu hotel ou pousada, você oferece uma experiência ruim… Seu motor de reservas não funciona, ou é complicado de usar, ou muita gente entra e fica perdido por lá.

Também é fundamental que você tenha uma boa oferta para oferecer, ou seja, não adianta você atrair as pessoas se você não tiver algo bom de fato para oferecer, não só no sentido da estrutura da propriedade, porque isso muitos hotéis têm, mas no sentido de montar uma oferta que seja realmente atrativa para as pessoas.

Diferenciais em relação a concorrência: Muitos hóspedes chegarão até você e também vão chegar até os seus concorrentes, vão pedir preços e vão pedir informações e nessa hora é fundamental entender que os diferenciais não estão apenas no preço, mas os diferenciais se constroem a partir da comunicação. Diferenciais muitas vezes, podem ser subjetivos, e é isso que você deve levar em conta.

Agora, tendo esses 3 pontos principais em mente, eu preparei uma apresentação de poucos minutos para que você possa entender melhor como cada um desses pilares funciona e possa usar isso pra aumentar as suas vendas e parar de perder tempo com estratégias que não dão resultado algum.

Se você está realmente sério em obter resultados com marketing e aumentar suas vendas, clique neste link e confira a apresentação: https://matheusacaccio.com/consultoria-marketing-hoteis

Avante, hoteleiro!

 

convite-whats-posts-hoteleiros

Faça sua parte. Compartilhe: Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0